FANDOM

O Despertar do Demônio foi a segunda mini-série Hellboy. Ele continua onde Sementes da Destruição tinha terminado, em um castelo na Noruega. A história segue os planos contínuos dos ocultistas nazistas, como eles tentam ressuscitar um vampiro. Ele introduz o leitor a Vladimir Giurescu, Baba Yaga, Hecate, futuro membro da BPDP Roger e, embora muito brevemente, Sir Edward Grey.

História da Publicação

Esta história foi publicada pela primeira vez em uma mini-série de cinco edições Hellboy: Wake the Devil #1-5 (Jun-Out '96). Estas edições também continham como história secundária o MonsterMen em Silent as the Grave por Gary Gianni. Ela foi reimpressa com um novo epílogo de 5 páginas em Hellboy: vol. 2 Wake the Devil (maio '97).

História da Publicação no Brasil

No Brasil esta história foi publicada pela primeira vez pela Editora Mythos em 1998 e foi dividida em três edições quinzenais, não trouxeram no final da história o destino do Padre Nicholas e do resto do esqueleto de Vladimir Giurescu.

Enredo

Parte Um

A história em quadrinhos abre na costa norte da Noruega, dentro do Círculo Ártico, onde um helicóptero do Zinco está pousando na frente do castelo que foi visto no fim de Seed of Destruction. O chefe da empresa, Roderick Zinco, invade o castelo e é confrontado por Karl Kroenen, Ilsa Haupstein e Leopold Kurtz, mas Zinco explica que ele viu Grigori Rasputin e lhes promete usar tudo o que ele tem.

Um ano mais tarde, em SoHo, Nova York os nazistas matam o curador de um museu de cera, Howard Steinman, também conhecido como Hans Ubler. Na sede do B.P.D.P. sede em Fairfield, Connecticut, Tom Manning e Kate Corrigan informam aos agentes sobre a vida de Vladimir Giurescu e o fato de que ele nunca poderia morrer, porque quando a lua cheia brilha sobre ele no Castelo Giurescu fazendo-o curar. Em 1944, Heinrich Himmler propôs o projeto Vampir Sturm e uma delegação nazista, liderada por Ilsa Haupstein foi enviada para recrutar Giurescu. Após o encontro com Giurescu, Hitler ordenou a prisão, execução e destruição da família Giurescu. No entanto, revelam que é possível que o curador do museu, poderia ter contrabandeado corpo de Giurescu fora da Alemanha, antes de seu cadáver ser queimado. O BPDP está preocupado que alguém poderia tentar reanimado Giurescu em seu castelo. No entanto, existem três possibilidades quanto ao local onde o Castelo de Giurescu se encontra, portanto, Tom Manning divide os agentes em três grupos; Hellboy por conta própria, Abe Sapien com Sr. Clark, Liz Sherman com Bud Waller e Sidney Leach.

Na Romênia, Ilsa Haupstein abre a caixa roubada com o cadáver de Giurescu e ordena aos soldados para levá-la a um quarto específico. Meanwile, na Noruega, Kurtz e Kroenen assistem Ilsa e é revelado que eles estão fabricando seu próprio exército. Voltando na Romênia, os agentes estão todos em um plano onde Abe Sapien fala com Hellboy sobre o envolvimento do Projeto Ragna Rok porque ele acha que é preocupante a Hellboy. Hellboy salta para fora do avião e seu jetpack explode, falhando Hellboy cai no Castelo Giurescu.

Parte Dois

Ilsa ordena, Unmensch, um cyborg nazista, para matar Hellboy e lutam até que ambos caem pelo chão. Um flashback na Ilha Tarmagant, 1944 mostra Rasputin ordenando Ilsa, Kroenen e Kurtz para irem para a Noruega. No presente, Rasputin aparece e diz a ela para sair do castelo e que a próxima vez que ela vê Giurescu, ele será jovem novamente. No castelo, Hellboy acorda e o nazista já tem ido embora, deixando para trás apenas o braço de metal.

Em uma vila perto dali, um homem velho diz a sua filha para sair com seus filhos e nunca mais voltar e que é "tarde demais" para ele sair.

Hellboy segue um rastro de sangue e encontra um homem comendo a perna do Nazi, que revela que ele é o pai de Vladimir Giurescu e que é a deusa Hecate que trará Giurescu de volta à vida. Quando Hellboy pergunta onde Giurescu está, o homem se recusa a dizer-lhe e Hellboy queima-o até a morte. Quando Hellboy sai do quarto ele se lembra do que velho disse algo sobre uma porta da lua e vê uma porta com uma forma de lua sobre ela, e no interior tem uma caixa com o cadáver e as cabeças dos três do soldados de frente. Mas ele é cercado por corvos que se transformam nas Mulheres de Tessália e começam a atacá-lo.

Parte Três

No castelo Giurescu, Hellboy atira nas Mulheres de Tessália até Giurescu sair de sua caixa. Quando Hellboy tenta matá-lo, Giurescu se transforma em um corvo e Hellboy apunhala-o. Giurescu cai em um caixão de pedra e acaba no subsolo. Quando Hellboy chega lá Giurescu está no chão com a faca em seu peito, mas então ele se transforma em serpentes e foge. Depois de Hellboy deixar o túmulo, Hecate traz Giurescu de volta à vida. Rasputin diz a Ilsa sobre a sua vida e oferece a Ilsa Haupstein para renascer, como ele fez.

Nas ruínas de Castelo Czege, Romênia, Liz Sherman , Bud Waller e Sidney Leach encontram uma porta que leva a uma enorme sala com um homúnculo sem vida dentro. Liz o toca em um buraco no peito, mas ela não consegue sair e o homúnculo vem a vida com Liz transferindo sua energia nele. Bud atira-lhe no braço para deixá-la livre. O homúnculo se apavora, quebra a cabeça e o corpo de Bud Wallers e escapa.

Na Noruega, Roderick Zinco traz para Kroenen a cabeça do professor Herman von Klempt, de modo que Kroenen possa incluir von Klempt em seus planos. Na Romênia, no Mosteiro de São Bartolomeu, Stephen, o velho homem da parte 2 diz a seu irmão, um padre, que a cidade vai voltar às suas "velhas formas", porque ele pode sentir Giurescu mas seu irmão não acredita nele. De volta ao Castelo Giurescu, Hellboy encontra uma sala cheia de explosivos e define um temporizador para eles para ir para fora em uma hora.

Parte Quatro

Quando Hellboy deixa o castelo, ele é confrontado por Hecate em forma de serpente, que tenta convencer Hellboy a voltar ao seu "velho tipo" e diz-lhe que ele se perdeu na humanidade. Hellboy e Hecate começam a lutar quando ela diz que ele vai trazer o fim do mundo e que ele não pode escapar de seu próprio destino. Hellboy enfia uma lança e quebra enquanto ambos caem através da parede e a pele e carne de Hecate queimam à luz do dia, assim como os explosivos disparam e o Castelo explode com Hellboy já fora do castelo.

Abe Sapien e Clark apresentar um relatório a sede do BPDP, a partir das ruínas do Castelo Szentes. Eles não encontraram nada, mas veem uma coluna de fumaça na localização de Hellboy, e é dito para irem e encontrar Hellboy.

Na Romênia, o servo de Baba Yaga, Koku, traz a Rasputin uma dama de ferro para iniciar o renascimento de Ilsa Hapustein, ela vai para ele e é imediatamente morta. Rasputin diz a Koku que ele estará de volta para ver Baba Yaga.

Stephen e outros dois homens encontram o corpo de Hellboy fora das ruínas do castelo de Giurescu para levá-lo até ao cruzamento.

Na Noruega, von Klempt tenta fazer Kroenen se juntar a ele em vez de ir junto com os planos de Rasputin, mas Kurtz se irrita e tenta matar Von Klempt. Kroenen tenta parar Kurtz e acaba esfaqueando e matando-o.

Na Roménia, Hellboy é acorrentado a um poste de madeira grossa. Rasputin diz que ele está lá para apodrecer.

Parte Cinco

Abe Sapien e Clark pousam na vila romena onde a casa de todo mundo está fechada, com cruzes pintadas nas portas e janelas. Eles entram na igreja e veem o irmão de Stephen de pé com cinto de sinal de Hellboy na mão. Ele não responde e quando Cark toca seu ombro, a cabeça do padre cai e o chão desaba com a dupla. Clark é empalado em uma estaca, mas Abe sobrevive a queda. Rasputin confronta Abe, e ameaça que, assim como Abe uma vez o lanceou (em Seed of Destruction) assim também haverá um dia em que ele enfiará uma lança em Abe. A cabeça decapitada do sacerdote diz "Abraham Sapien. Você ouve... sinos afundados estão dobrando por ti. Fora das cavernas de Num-Yabisc, escuras e terrivelmente profundas, o oceano está chamando seus filhos para casa."

No cruzamento, Hellboy ainda está acorrentado a um grosso poste de madeira e é confrontado por um Vladimir Giurescu totalmente re-animado a cavalo. Hellboy quebra o poste e atinge o cavalo com ele, a cavalo e Giurescu instantaneamente transformar em ossos. A dama de ferro se transforma em algo parecido com uma cobra e é revelado que é Hecate voltando através do sangue de Giurescu e diz a Hellboy que ele não pode escapar de seu destino. Ela engole ele, e seus chifres voltam a crescer totalmente, enquanto isso ele é observado por Baba Yaga, Dagda e Sir Edward Grey, Hellboy vê o Ogdru-Jahad antes que ele se recuse a ajudar a acabar com o mundo, ele quebra seus chifres. Ele aparece de volta onde estava no cruzamento onde Kate Corrigan encontra-o.

Na Noruega, Rasputin confronta von Klempt, Kroenen e Zinco e cega temporariamente Zinco que, acidentalmente, pressiona um botão que explode todo o castelo. Em um helicóptero acima na Romênia, Hellboy é informado de que não havia nenhum sinal da dama de ferro. No final da edição, é revelado que os restos do esqueleto de Vladimir Giurescu estava em vias de ser movido para a sede do B.P.D.P., mas enquanto ele foi temporariamente colocado em armazém no aeroporto de Bucareste ele desapareceu e nunca foi recuperado. É também revelado que a cabeça do Padre Nicholas Budenz nunca mais falou, mas continuou a ser o foco das atividades fantasmas, incluindo quedas bruscas de temperatura e a levitação de objetos, por semanas.

Na árvore do mundo, Yggdrasil, Baba Yaga diz a Rasputin que ele não pode ser um deus e que ele falhou. Ela pede a Rasputin para ficar com ela, mas ele decide ir na tentativa de tornar-se um deus.

Cronologia da História

Embora não seja explícito, Wake the Devil parece ter se passado em 1997[1]. A história se passa algum tempo depois de "The Chained Coffin" (1995?), e 8 dias antes de Almost Colossus[2].

Premiações

  • 1997: Mignola ganhou o "Melhor Escritor/Artista: Drama" no Eisner Award, por O Despertar do Demônio

Referências

  1. Na edição #1 é dito que Hellboy tem 52 anos de idade; 1944+52=1996, mas o seu "aniversário" é em dezembro, portanto 1997. Em seguida, na edição #3 Liz afirma que ela tem estado no BPDP por 23 anos. Em Seed of Destruction #1 lemos que Liz estava sob a guarda do BPDP em 1974. Então, 1974+23 =1997.
  2. Almost Colossus #1