FANDOM

O B.P.D.P. retorna seu foco sobre a praga de sapos conforme ela se espalha em toda a América do Norte. O Bureau tenta encontrar um sentido no comportamento dos monstros rã e um louco busca controlar as criaturas.

História da Publicação

A mini-série de seis números foi publicada de setembro de 2005 a janeiro de 2006. A história foi coletada na trade paperback B.P.R.D.: The Black Flame em julho de 2006.

Subsequentemente, a série foi recolhida no formato omnibus em B.P.R.D. Plague of Frogs – Volume 2 junto com Os Mortos e Guerra aos Sapos. Como explicado por Scott Allie na introdução, Guerra aos Sapos e A Chama Negra foram colocados em uma ordem de leitura diferente:

  • A Chama Negra #1 (reintitulada Guerra aos Sapos: Capítulo 1)
  • Guerra aos Sapos #1 (reintitulada Guerra aos Sapos: Capítulo 2)
  • Revival (reintitulada Guerra aos Sapos: Capítulo 3)
  • A Chama Negra #2-6 (reintitulada A Chama Negra: Capítulos 1-5)
  • Guerra aos Sapos #3 (reintitulada A Chama Negra: Epílogo)

Sinopse

Parte Um

Ben Daimio, Elizabeth Sherman, Roger e Johann Kraus, juntamente com uma equipe de agentes infiltram um esgoto cheio de monstros rã. Depois de lutar pelo caminho para um nível mais baixo, eles encontram uma câmara cheia de grandes rãs inchadas. Perfurando descobrem que as rãs estão cheias de girinos. Liz decide queimar todo o ninho.

Alguns dos girinos deslizam através de uma grelha em um nível inferior. Um homem em um traje de contenção Zinco pega os girinos, coloca-los em um refrigerador cheio de água, e vai embora.

Parte Dois

Mr. Pope, chefe da Zinco, fala com uma funcionária que está preocupada com os gastos com Pesquisa e Desenvolvimento. Ele diz para confiar na sua visão e retorna ao seu escritório, coberto de parafernália nazista incluindo o que parece ser o corpo do Chama Negra de 1940. Ele liga para Marsten da P&D e pergunta sobre o progresso. Marsten está em uma sala de laboratório com dois monstros rãs e diz ao Pope que que eles estarão prontos mais cedo do que o esperado.

Enquanto isso no Colorado, na sede do B.P.D.P., Abe tem ficado com um cargo de pesquisa, deprimido com a vida que ele nunca conheceu.

Pope e Marsten continuam a treinar um número de rãs, ensinando-lhes Inglês básico e fazendo-os se acostumarem a estar em torno de pessoas. Uma rã diz a Pope "Nenhuma casa aqui", o Pope responde: eles estarão lá em breve.

Roger e um esquadrão de agentes matam um grupo de rãs da Columbia Britânica. Daimio felicita-o pelo trabalho bem feito.

Papa e Marsten chegam à abertura de uma mina e soltam três rãs 'treinados'. Os três falam com os outros rãs e parecem reconhecer o Pope vestido como o Chama Negra como seu mestre.

Em Montana, Liz e Johann falam sobre os rãs e sobre as mudanças em Roger. Uma velha senhora anda para cima de Liz e lhe dá uma flor para agradecê-la, mas Liz desmaia imediatamente.

Parte Três

Liz fica em um quarto estranho com um homem que que diz a ela que sua luta contra as "rãs" não está indo tão bem quanto eles pensam. Liz começa a tossir. Ela acorda em uma cama de hospital e cospe um pedaço de pergaminho.

Sr. Pope entra na sala de reuniões da Zinco e diz aos diretores que todos eles estão despedidos. As rãs treinadas entram e num ritual colocam um fogo negro sobre a cabeça da vestimenta de Pope.

Professor O'Donnell olha para o pergaminho e lê algo sobre Katha-Hem. Ele dá a entender que esta é um outro filho do Ogdru Hem como Sadu-Hem e que trará consquências maiores. Liz corre para encontrar Ben Daimio e diz-lhe que algo ruim vai acontecer com Roger.

Uma equipe do B.P.D.P. ainda está destruindo outro ninho de rã. Pope como o Chama Negra aparece na fábrica. Uma enorme explosão mata todos os homens ainda dentro e deixa Roger detonado.

Parte Quatro

O restante do corpo de Roger é trazido de volta ao QG do BPDP, quando Liz sai de seu quarto e entra no quarto antigo de Roger, que está cheio de lembranças de missões passadas. Johann fica bravo quando descobre que o corpo de Roger não foi colocado em um saco para cadáveres como os outros.

A Chama Negra é mostrada em Idaho com um enorme exército de monstros rãs preparando seu ataque.

Ben Daimio escreve sua carta de demissão para Kate Corrigan, culpando-se por quaisquer deficiências no desempenho de Roger. Durante este, o "homem chinês" aparece, mas Daimio o rejeita.

Liz ainda está tendo sonhos onde ela interage com Memnan Saa, que lhe diz que ela pode saber como destruir o Katha-Hem e que nada trará Roger de volta. Quando ela acorda, Kate está entrando na sala e as duas falam sobre seus sonhos, antes que Liz pergunte: "Onde está Abe?"

Abe Sapien começa a se culpar pela morte de Roger devido à sua saída do trabalho de campo, então ele decide substituir Roger voltando a ser um agente de campo. Sua primeira missão está em Nebraska, onde eles acham que há uma grande quantidade de alvos no subsolo.

A Chama Negra começa a convocar Katha-Hem e um enorme pilar emerge do chão.

Kate diz a Abe para abortar a missão, pois milhares e milhares de rãs se movem pela América do Norte ocidental. Neste ponto, Abe e a equipe estão emboscados por centenas de sapos.

Parte Cinco

Abe acorda depois de ser emboscado pelas rãs e a Chama Negra está sobre seu corpo e diz que cometeu um erro ao convocar Katha-Hem. Katha-Hem é um enorme monstro que tem o poder de destruir cidades sem esforço.

O professor O'Donnell confirma que o monstro é Katha-Hem. Liz diz a Kate e Johann que eles precisam encontrar Abe, pois o homem de seus sonhos, Memnan Saa, disse a ela. Johann a coloca em estado de sono para que ela possa entrar em contato com Memnan Saa.

Ben Daimio tenta deixar o QG do BPDP, depois de demitir-se devido à morte de Roger, mas é parado por Tom Manning. Quando Abe volta ao BPDP, Daimio revela-lhe que quer se desculpar.

O Exército dos EUA começa a atacar Katha-Hem disparando mísseis contra ele a partir de jatos de caça, mas isso parece não ter efeito. À medida que o Katha-Hem começa a se transformar e a crescer pernas, o General Ramsey informa a Tom Manning que eles têm 24 horas para detê-lo antes que o Presidente e os Chefes Conjuntos tomem ações nucleares.

Quando Liz encontra Memnan Saa, ela o confronta e ele mostra uma pedra esculpida em que vê um objeto parecido com o cilindro pontiagudo. Liz acorda em realização e procura o cilindro pontiagudo no quarto de Roger, que ele pegou em Renascido.

Parte Seis

Enquanto viaja para a localização atual de Katha-Hem, Johann diz ao resto do grupo que localizará um forte centro geomântico, o que significa que pelo menos uma cidade importante será destruída. Ele então lê um texto escrito pelo professor O'Donnell, que é um futuro em que a aparência de Katha-Hem começará um milhão de anos de mudança, onde os monstros rãs herdarão a Terra.

No local, Johann vê A Chama Negra, que ele primeiro acredita ser uma "criatura estranha". Daimo diz-lhe que esta é a missão para conseguir que Liz chegue perto o suficiente de Katha-Hem para descobrir como usar o cilindro pontiagudo. Quando Daimo faz um comentário sobre a morte de Roger, Johann então sofre uma explosão de raiva, alegando que Roger não está morto.

Ocorre um terremoto, criando uma fenda no chão que Liz Sherman cai, então os monstros rãs começam a sair do buraco. Enquanto os outros lutam contra esses monstros, Abe corre para o buraco na tentativa de tirar Liz.

Na escuridão total, Liz vê uma visão de Memnan Saa, que lhe pergunta se lhe foi mostrado o caminho antes de lhe apresentar uma visão de um Xamã da Mão Esquerda segurando o cilindro pontiagudo. Ela começa a repetir o canto que o xamã está usando.

Enquanto isso, A Chama Negra foi capturada pelas criaturas rãs e pede perdão e misericórdia, mas a única resposta é que ele "queime em silêncio". Liz então aparece voando alto, utilizando o poder do artefato, que então concentra todo o seu poder e destrói Katha-Hem.

Quando Liz acorda no chão, ela é encontrada pelA Chama Negra, que pede ajuda para sair do traje e depois se desculpa por matar Roger. Quando Liz percebe que ele matou Roger, ela permite que ele seja levado para um buraco pelas criaturas rãs restantes, enquanto ele implora por sua vida.

De volta ao QG do B.P.D.P., Abe e Kate estão confusas com o que aconteceu, mas sabem que Liz causou a coisa toda. Johann então pede para ver Roger, mas descobre que seus restos estão sendo cortados para fins médicos, isso enfurece Johann, que chuta a todos para fora da sala e fica silenciosamente com Roger.

Cronologia da História

A Chama Negra não deixa claro quando ocorreu, mas levando em conta que nesse período do Universo Hellboy as publicações ocorriam no período que aconteciam, esse arco ocorreu em 2005-2006, sendo depois de A Ilha e antes de Guerra das Rãs.