FANDOM

Elizabeth Sherman deixa o B.P.D.P. para encontrar a paz apenas para ser capturada. Abe Sapien, Kate Corrigan, Roger e o novo recruta Johann Kraus viajam para o Ártico para resgatá-la.

História da Publicação

Após a partida de Hellboy do B.P.D.P. No final de Conqueror Worm, Mike Mignola decidiu continuar a história do Bureau em sua própria série de quadrinhos.

A história foi publicada mais tarde em janeiro, abril e julho 2002. B.P.R.D.: Hollow Earth & Other Stories em janeiro 2003.

História da Publicação no Brasil

Publicado pela Mythos Editora em julho de 2006 com o título B.P.D.P. - Bureau de Pesquisas e Defesa Paranormal: Volume 1, a edição trouxe a versão integral da trade paperback americana B.P.R.D.: Hollow Earth & Other Stories onde foi publicada pela primeira vez a história de Terra Oca no Brasil.

Enredo

Parte 1

Elizabeth Sherman deixa o B.P.D.P. E viaja para Agartha, um templo localizado nos Montes Urais acima do Círculo Ártico, procurando ajuda para controlar seu fogo.

De volta à sede do B.P.D.P. em Connecticut, Kate Corrigan encontra-se com o novo recruta Johann Kraus. Ele diz que gostaria de conhecer Hellboy, mas é dito que Hellboy tomou uma licença de ausência (como visto em Conqueror Worm). Thomas Manning fala para Kate e expressa sua preocupação de que outros membros da equipe também irão embora.

De volta a Agartha, Liz encontra uma grande rachadura no chão e vai avisar aos monges. Eles dizem que está sendo cuidada.

Kate visita Abe Sapien e conta-lhe a história de Johann, como ele era um meio físico quando um desastre destruiu seu corpo deixando-o como uma projeção ectoplasmática. Naquela noite uma visão de Liz aparece para Abe e um pede a ele para salvá-la.

Kate, Abe, Roger e Johann viajam para Agartha para encontrar Liz. Eles entram e encontram todos os monges mortos. Eles encontram Liz, mas ela não está respirando. Johann diz que ela não está morta, mas de alguma forma vazia. Abe encontra o corpo de uma pequena criatura vermelha entre a destruição.

Parte 2

Roger absorve parte da energia da criatura e descobre que as criaturas estão com a Liz e onde elas estão localizadas. Abe, Roger e Johann descem uma grande fenda no chão na esperança de encontrar o espírito de Liz.

Enquanto andam, Johann pergunta como tem sido desde que Hellboy saiu. Ambos dizem que tem sido difícil, e Abe conta sobre seus primeiros dias no B.P.R.D., quando Hellboy fez amizade com ele.

Eles param para descansar e um grupo de criaturas caem do teto e atacam. Johann consegue assustá-los, e eles continuam andando. Eles passam pelas ruínas de máquinas antigas e vêem que alguns delas parecem estar sendo reparadas. Eles são parados por ainda mais criaturas e um sapo gigante como uma besta.

Parte 3

O espírito de Liz, está preso pelas criaturas subterrâneas, há um flashback do seu primeiro dia no B.P.D.P. Como uma criança, quando Hellboy a ajudou a lidar com a perda de sua família.

O trio, foge das criaturas e Abe lança uma granada para impedi-los de segui-los. Os três apressam-se e chegam ao dispositivo que mantém o espírito de Liz. Johann e Roger decidem que devem ser capazes de libertá-la, quando um líder das criaturas os ataca. O líder diz a seus súditos que usarão as máquinas dos seus criadores para tomar o mundo da superfície. Abe dispara no líder e Roger quebra a máquina e resgata Liz. A caverna cai, enquanto os quatro correm para escapar. O líder ferido, e algumas de suas máquinas, caem mais fundo na terra.

Os quatro vêm à superfície na Escócia e são apanhados por Kate Corrigan. Liz decide se juntar ao B.P.D.P.

Cronologia da História

A própria história nunca fala quando ela ocorre, porém outras histórias fornecem algumas pistas. A teoria mais provável é que aconteceu depois de B.P.D.P. (amostra) e antes de The Third Wish.

Em King of Fear #1 é mostrado que as criaturas atacaram Elizabeth Sherman e Agartha em 2001. No entanto, isso parece contradizer outras informações. (Isto foi mudado no trade paperback em 2002)

A história implica fortemente que a equipe foi para Agartha muito pouco tempo depois do ataque. Entretanto de acordo com The Ectoplasmic Man, Johann Kraus não se transformaria em uma projeção ectoplásmica até fevereiro de 2002. Além disso, supondo que os eventos no B.P.D.P. (amostra) ocorrem antes dos principais eventos de Hollow Earth, Johann ainda não tinha se juntado ao B.P.R.D. Até pelo menos sete meses após o acidente, até Setembro de 2002, o mais rapidamente possível.

A Terra Oca ocorre, portanto, em 2001, como afirmado em King of Fear #1, ou em 2002, como sugerido pelo The Ectoplasmic Man.

De qualquer forma, a cronologia relativa é clara:

  • Elizabeth Sherman é vista pela última vez durante a história de Almost Colossus em 1997
  • Elizabeth Sherman deixa o B.P.D.P. e viaja a Agartha dois anos antes da história principal, assim 1999 ou 2000
  • Hellboy deixa o B.P.R.D. em 2000, após os eventos de Conqueror Worm (Isto acontece depois que é declarado que Liz vai embora em Hollow Earth #1 quando Abe Sapien fala com Kate Corrigan)
  • Agartha é atacada e o B.P.D.P. vai resgatar Elizabeth Sherman em 2001 ou 2002