FANDOM


Verme Vencedor é uma minissérie publicada em 4 edições para o título da série Hellboy. Hellboy e Roger enfrentar Herman von Klempt e uma ameaça sobrenatural na Áustria.

História da Publicação

O Verme Vencedor foi publicado pela primeira vez como uma mini-série de quatro edições de Maio a Agosto de 2001. A história foi mais tarde reeditada com um novo epílogo de nove páginas em Hellboy: Vol. 5 Conqueror Worm em fevereiro de 2002.

História da Publicação no Brasil

A história foi publicada completa junto com o epílogo em Setembro de 2005 pela Mythos Editora e depois coletada para Hellboy - Edição Histórica n° 6 acrescentando a história Goon & Hellboy.

Enredo

Parte Um

A história começa com um flashback em "1939. Castelo Hunte, Áustria." Lobster Johnson lidera um grupo de soldados norte-americanos em um ataque contra o programa espacial secreto nazista. Os norte-americanos chegam assim quando os nazistas (incluindo Herman von Klempt) se preparam para lançar um foguete carregando Ernst Oeming. Os soldados atiram nos cientistas nazistas e o castelo começa a incendiar. A história começa com um flashback em "1939. Castelo Hunte, Áustria." Lobster Johnson lidera um grupo de soldados norte-americanos em um ataque contra o programa espacial secreto nazista. Os norte-americanos chegam assim quando os nazistas se preparam para lançar um foguete carregando Ernst Oeming. Os soldados atiram nos cientistas nazistas e o castelo começa a incendiar.

61 anos mais tarde, a vinte quilômetros do Castelo Hunte no BPDP às 06h40min, Thomas Manning apresenta a Hellboy e Roger um briefing sobre os acontecimentos daquela noite de tantos anos atrás. Oeming, um dos principais cientistas nazistas, foi morto em 1 de Janeiro de 1939, e seu corpo foi levado para o Castelo Hunte. O ataque americano ocorreu em 20 de março de 1939. Hellboy menciona que ouviu que esta foi a última missão de Lobster Johnson, mas Manning responde que 'O Lagosta' era apenas um personagem fictício. Quando Hellboy pergunta o que isso tem a ver com a sua missão atual, Manning mostra-lhes uma fotografia de satélite feita pela NASA: A cápsula de Oeming, em um curso de reentrada para pousar no Castelo Hunte.

Manning apresenta-os para Laura Karnstein, sua guia local, e envia Laura e Roger para fora, para que ele possa falar com Hellboy sozinho. Manning diz a Hellboy que Roger foi equipado com uma pequena bomba, grande o suficiente para matá-lo. Hellboy fica chocado, mas Manning diz que Roger não deve ser permitido matar quaisquer outros agentes, e que Hellboy deve detonar Roger, se necessário.

Laura, Hellboy e Roger começam a caminhada até o castelo. No caminho eles se deparam com um homem velho. O homem diz que o castelo é assombrado, e abre seu casaco revelando um uniforme nazista. Hellboy bate no homem, mas Laura lhe diz que ela vai lidar com ele. Depois que Hellboy e Roger foram embora, ela atira no velho e empurra-o para fora da borda nas proximidades. O velho está de volta, o casaco abre um pouco revelando a garra da lagosta. Laura caminha à frente para o castelo e, em seguida, pede ajuda. Enquanto eles se aproximam, Hellboy e Roger são alvo de disparos por franco-atiradores, jogando Roger para fora do penhasco. Hellboy agarra-o, mas Roger se deixa cair para Hellboy poder salvar Laura. Hellboy corre para cima do atirador, mas encontra apenas armas operadas remotamente. Ele cai através de um alçapão no chão e se encontra em uma sala no subsolo. O fantasma de um soldado dos EUA diz que o castelo é uma armadilha, mas Hellboy sobe para fora por um buraco apenas para ser nocauteado por Herman von Klempt e um de seus Kriegaffe. "Laura" - na realidade, é a neta de von Klempt, chamada Inger - está ao seu lado e pergunta se ela agiu bem, o qual é respondida positivamente por von Klempt e Kriegaffe.

Parte Dois

Castelo Hunte, 20h32min. Hellboy acorda conectado em cabos de eletrochoque, com von Klempt, Inger, e o Kriegaffe de pé sobre ele. Von Klempt lembra Hellboy de seu último encontro na América do Sul, e do pequeno papel de von Klempt logo após a ressurreição de Vladimir Giurescu dizendo que não terminou bem. Inger pergunta ao avô quem é o homem que ele mantém acorrentado, von Klempt responde que o encontrou quando chegou e não faz a menor ideia de quem seja e o homem acorrentado não revela nada sobre sua identidade, Herman oferece ele a neta e ela dispara três tiros no peito dele.

Lá fora, Roger se reúne com Lobster Johnson. Johnson revela a verdadeira identidade de Inger, e que Herman foi o único sobrevivente do desastre no Castelo Hunte. Os dois entram nas cavernas sob o castelo e encontram uma sala cheia de máquinas humanóides criadas por Nazistas. Sentindo a energia elétrica de Roger, as máquinas começam a vir à vida. Roger absorve a energia do gerador de alimentação das máquinas nazista e deixa o castelo sem eletricidade.

Com os cabos sem energia, Hellboy é capaz dominar o Kriegaffe. Quando ele vai embora ele vê um homem acorrentado à parede, com três ferimentos de bala no peito. Hellboy pergunta como o homem ainda pode estar vivo, e o homem diz que ele não é um homem, apenas está disfarçado como um. O homem diz que ele estava no nascimento de Hellboy e o assistiu em St. Leonard Wood. O homem explica que durante a guerra, os nazistas de alguma forma conseguiram fazer contato com seres malignos antigos no espaço, um dos quais tem habitado o corpo morto de Ernst Oeming e voltará para a Terra a bordo da cápsula nazista. Ele dá a Hellboy um pequeno dispositivo que pode prender a criatura, em seguida, morre por conta de suas feridas, transformando-o de volta para sua verdadeira forma. Roger se encontra com Hellboy, mas o Lagosta já não está mais a vista.

Parte Três

Castelo Hunte, 23h49min. Von Klempt diz a Inger para colocar uma máscara de gás enquanto uma nave espacial Nazista aterrissa no castelo. Um gás flui para fora da nave e transforma os homens de Inger em monstros sapo irracionais. Inger percebe o que está acontecendo e foge da plataforma de lançamento, mas é interrompida pelos fantasmas de soldados norte-americanos. Von Klempt ataca Hellboy, deixando Roger para lidar com a cápsula. Lobster Johnson aparece e diz s Roger que ele deve enfrentar o monstro sozinho. Alguns dos monstros sapo pulam em Roger.

Hellboy bate na cabeça robótica de von Klempt, revelando seu verdadeiro ser preservado em um frasco dentro do peito de seu corpo de robô. A cabeça atira em Hellboy que voa, caindo através do assoalho para o porão abaixo. O Verme Vencedor emerge da nave e devora os homens transformados.

No porão do Castelo, Hellboy encontra o equipamento de rádio que os nazistas usaram para contatar o Ogdru Hem no espaço, com os cadáveres dos seus operadores ainda sentados em seus consoles. Hellboy abre um armário e encontra cabeças cortadas conectadas a antenas - a maneira grosseira dos Nazistas de replicar os rituais que permitiram que os povos antigos falassem com o Ogdru Hem. Hellboy fala, a ninguém em particular: "Este é o lugar mais escroto da Terra."

Inger confronta Herman, e pergunta como ele vai controlar o monstro. Herman responde que nada pode controlar o Verme. Após a queda do Terceiro Reich e o fracasso de seus muitos planos e projetos, ele tornou-se cansado de procurar o poder, foi quando um anjo da morte se manifestou e o escolheu para destruir o mundo. O anjo o informou que o Verme só existe para destruir, com seu halito ele altera e depois consome o homem e quando tudo estivesse terminado ele se ergueria sobre a Terra desolada que ele mesmo gerou e informará as estrelas (os outros de sua espécie), que a coisa está concluída e que enfim a humanidade foi exterminada. Depois os 369 filhos de Ogdru Jahad despertarão e emergirão de suas prisões na terra e no oceano, sendo após seguidos pelo Ogdru Jahad. Eles, então, reduziriam o mundo a "um cinza enegrecido." Em horror, Inger pergunta para Herman se a tentativa inútil de protege-la dando a máscara para ela foi por amor. Herman diz que não - sua máscara de gás não a protegeria contra os efeitos do hálito do Verme, apenas retardaria. Ele simplesmente queria preservar a mente humana dela, fazendo com que ela tivesse consciente o suficiente para que pudesse testemunhar e apreciar o fim do mundo.

Inger tira a máscara de gás para revelar que ela também se transformou em um monstro sapo, a única diferença é que ela ainda é capaz de pensar e falar.

Parte Quatro

Castelo Hunte, 0h18min. O Verme Vencedor tenta comer Roger, mas cospe-o fazendo ele aterrisar perto de Hellboy. Hellboy tenta usar o dispositivo estranho para derrotar o Verme, mas o corpo do robô de von Klempt arrebata-o da mão de Hellboy e esmaga-o.

A Inger transformada é visitada por Grigori Rasputin nas entranhas do castelo. Inger se desespera ao saber que seu sonho de restabelecer o Terceiro Reich acabou por ser inútil, em face do Verme. Rasputin confirma que o Verme irá destruir o mundo, mas que após a destruição haverá um novo mundo e uma nova raça de homem vai nascer, e ela será a primeira dessa nova raça.

Hellboy e Roger tentam parar o Verme, em primeiro lugar, sem sucesso, mas eles percebem que ele não gosta de eletricidade. Roger descarrega a energia que ele levou do gerador e choca o Verme. O Verme começa a controlar a mente de Roger, e ele diz a Hellboy para acionar a bomba e destruí-lo. Mas Hellboy não vai, e a cabeça voadora de von Klempt trata de zombar deles. Roger pega o tanque de vidro e salta do penhasco, quebrando o tanque e matando von Klempt.

Lobster Johnson encontra Inger e mata-a, ignorando seus protestos de que ela é "o futuro!". O Lobster e Hellboy se apressam para descer a montanha e encontrar Roger. O Lobster coloca uma haste de metal no peito de Roger e atraindo um relâmpago que destrói o Verme. Hellboy e Roger olham para trás e veem o corpo morto há muito tempo de Lobster Johnson.

Hellboy, desgostoso por ações do conselho em relação a Roger e por todos os acontecidos estranhos que tem ocorrido com ele, sai do Bureau. Ele diz a Kate Corrigan que ele planeja viajar para a África, e depois "pra onde o vento soprar".

Rasputin, ainda no castelo, é acompanhado por Hecate. Ela lhe diz para descansar, e os dois recontam suas ações que aconteceram no castelo de Giurescu (em Wake the Devil). Ela diz que quando chegar o fim, quer que ela e Hellboy governem no novo mundo, ou ambos morrerão. Hecate zomba de Rasputin por seus fracassos passados com Hellboy, e diz que ele sempre irá falhar porque ele é apenas um fantasma. Enfurecido, Rasputin diz que ele foi escolhido pelo Ogdru Jahad e que ele irá libertá-lo. Mas Hecate diz que somente a mão de Hellboy pode libertá-lo, e que Rasputin não pode controlá-lo.

Rasputin se estilhaça em ossos e se desintegra em pó. Baba Yaga leva uma das pequenas centelhas restantes, e coloca em uma casa de noz e usa-o em torno de seu pescoço.

Cronologia da História

A data exata de Conqueror Worm pode ter acontecido em 2000 ou 2001, no começo da história é descrito que a história aconteceu 61 anos após o flashback de abertura em 1939 o que faria com que a história acontecesse em 2000, mas a invasão do Castelo Hunte de acordo com Hellboy: The Companion [1] foi em 20 de março de 1939 e que Conqueror Worm aconteceu no dia 05 de fevereiro de 2001, o que daria 61 anos e 10 meses e meio. É uma explicação para a linha do tempo feita por Jason Hall para The Companion, ele não contou os meses e dias. Assim, 2000 ou 2001 são datas válidas.

É provável que a história aconteceu após Liz Sherman deixar o BPRD (como visto em Hollow Earth), pois Hellboy pede a Kate para dizer adeus apenas a Abe, e não fala para Liz. Mas como a história sobre o afastamento da Liz é apenas uma analepse, a história que antecede esta é Being Human e sendo seguida por The Ectoplasmic Man.

Galeria

Referências

  1. Hellboy: The Companion, publicado pela Dark Horse em 21 de Maio de 2008. [1]